Sinopse
Colocando os recursos internos da organização como potencializadores de vantagem competitiva sustentável, em vez de o ambiente externo, este livro apresenta um elemento inédito e revolucionário: um modelo integrador amplo o suficiente para ser aplicado na análise de casos e cenários de negócios e simples o suficiente para ser compreendido e compartilhado. Chamado VRIO (sigla que representa ‘valor’, ‘raridade’, ‘imitabilidade’ e ‘organização’), esse elemento integrador parte de quatro questões que se deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo:
A questão do valor: O recurso permite que a empresa explore uma oportunidade e/ou neutralize uma ameaça?
A questão da raridade: O recurso é atualmente controlado por apenas um pequeno número de empresas concorrentes?
A questão da imitabilidade: As empresas sem esse recurso enfrentam problemas de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?
A questão da organização: As outras políticas e processos da empresa estão organizados para apoiar a exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?
Além dessa abordagem inovadora, a obra traz estudos de caso que enfocam empresas brasileiras, como Hospital Israelita Albert Einstein, Aché e Marcopolo - um elemento que auxilia o leitor a pensar de maneira crítica e a entender os conceitos apresentados. Outra ferramenta muito útil é o site de apoio, que oferece uma série de recursos importantes tanto para professores quanto para alunos.
Ideal para cursos de graduação, pós-graduação e MBAs, Administração estratégica e vantagem competitiva é também muito útil aos profissionais da área que querem se diferenciar.
Sumário
Apresentação; Agradecimentos;
Parte 1 - Ferramentas da análise estratégica;
Capítulos:
1 - O que é estratégia e o processo de administração estratégica?;
2 - Avaliação do ambiente externo de uma empresa;
3 - Avaliação das capacidades internas de uma empresa;
Parte 2 - Estratégiasno nível de negócios;
4 - Liderança em custo;
5 - Diferenciação de produto;
Parte 3 - Estratégias corporativas;
Capítulos:
6 - Integração vertical;
7 - Diversificação corporativa;
8 - Organizando para implementar a diversificação corporativa;
9 - Alianças estratégicas;
10 - Fusões e aquisições;
Apêndice; Glossário; Índice de empresas; Índice de assuntos; Sobre os autores.
Colocando os recursos internos da organização como potencializadores de vantagem competitiva sustentável, em vez de o ambiente externo, este livro apresenta um elemento inédito e revolucionário: um modelo integrador amplo o suficiente para ser aplicado na análise de casos e cenários de negócios e simples o suficiente para ser compreendido e compartilhado. Chamado VRIO (sigla que representa ‘valor’, ‘raridade’, ‘imitabilidade’ e ‘organização’), esse elemento integrador parte de quatro questões que se deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo:
A questão do valor: O recurso permite que a empresa explore uma oportunidade e/ou neutralize uma ameaça?
A questão da raridade: O recurso é atualmente controlado por apenas um pequeno número de empresas concorrentes?
A questão da imitabilidade: As empresas sem esse recurso enfrentam problemas de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?
A questão da organização: As outras políticas e processos da empresa estão organizados para apoiar a exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?
Além dessa abordagem inovadora, a obra traz estudos de caso que enfocam empresas brasileiras, como Hospital Israelita Albert Einstein, Aché e Marcopolo - um elemento que auxilia o leitor a pensar de maneira crítica e a entender os conceitos apresentados. Outra ferramenta muito útil é o site de apoio, que oferece uma série de recursos importantes tanto para professores quanto para alunos.
Ideal para cursos de graduação, pós-graduação e MBAs, Administração estratégica e vantagem competitiva é também muito útil aos profissionais da área que querem se diferenciar.
Sumário
Apresentação; Agradecimentos;
Parte 1 - Ferramentas da análise estratégica;
Capítulos:
1 - O que é estratégia e o processo de administração estratégica?;
2 - Avaliação do ambiente externo de uma empresa;
3 - Avaliação das capacidades internas de uma empresa;
Parte 2 - Estratégiasno nível de negócios;
4 - Liderança em custo;
5 - Diferenciação de produto;
Parte 3 - Estratégias corporativas;
Capítulos:
6 - Integração vertical;
7 - Diversificação corporativa;
8 - Organizando para implementar a diversificação corporativa;
9 - Alianças estratégicas;
10 - Fusões e aquisições;
Apêndice; Glossário; Índice de empresas; Índice de assuntos; Sobre os autores.
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http://www.submarino.com.br/produto/1/21258694/administracao+estrategica+e+vantagem+competitiva
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