Descrição:
Sinopse
Abordando os conceitos e as práticas do estudo das organizações com foco em temas atuais, como transformação, criação organizacional e empreendedorismo, este livro contempla a teoria por meio de uma discussão que destaca as mudanças organizacionais, bem como a inovação.
Com uma abordagem diferenciada, Teoria das organizações é caracterizada por vários elementos-chave, como:
- Olhar profundo na cultura organizacional, o qual leva em consideração as origens da cultura e sua relação com a eficácia organizacional.
- Relato integrado da relação estratégia-estrutura.
- Cobertura da estratégia internacional e do planejamento organizacional global.
- Análise de desenvolvimentos em tecnologia da informação.
- Discussão detalhada da teoria de custo de transação.
Por tudo isso, esta obra é ideal não apenas para alunos do curso de administração, mas também para estudantes de outros cursos que têm em sua grade a disciplina de teoria das organizações.
PREFÁCIO
Parte I
A organização e seu ambiente
Capítulo 1
Organizações e eficácia organizacional
O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO?
Como uma organização cria valor?
Por que as organizações existem?
TEORIA ORGANIZACIONAL, CONFIGURAÇÃO E MUDANÇA
Estrutura organizacional
Cultura organizacional
Desenho organizacional e mudança
A importância da mudança e do desenho organizacional
As consequências de uma configuração organizacional pobre
COMO GERENTES MEDEM A EFICÁCIA ORGANIZACIONAL?
Abordagem de recursos externos: controle
Abordagem de sistemas internos: inovação
Abordagem técnica: eficiência
Medindo a eficácia: objetivos organizacionais
O plano deste livro
Desenho organizacional
Mudança organizacional
Capítulo 2
Stakeholders, gerentes e ética
STAKEHOLDERS ORGANIZACIONAIS
Stakeholders internos
Acionistas
Gerentes
A força de trabalho
Stakeholders externos
Clientes
Fornecedores
Governo
Sindicatos de comércio
Comunidades locais
O público em geral
EFICÁCIA ORGANIZACIONAL: SATISFAZENDO INTERESSES E OBJETIVOS DOS STAKEHOLDERS
Objetivos competitivos
Alocação de recompensas
ALTA ADMINISTRAÇÃO E AUTORIDADE ORGANIZACIONAL CEO
Equipe de alta administração
Outros gerentes
UMA PERSPECTIVA DA TEORIA DE AGÊNCIA
Problema de risco moral
Resolvendo o problema da agência
Esquemas de compensação baseados em ações
Torneios de promoção e planos de carreira
ALTA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA ORGANIZACIONAL
Ética e a lei
Ética e stakeholders organizacionais
Fontes de ética das organizações
Por que as regras éticas são desenvolvidas?
Por que ocorrem comportamentos antiéticos?
CRIANDO UMA ORGANIZAÇÃO ÉTICA
Desenhando uma estrutura ética e um sistema de controle
Criando uma cultura ética
Apoiando os interesses de stakeholders
Capítulo 3
Organizando em um ambiente de mudança global
O QUE É O AMBIENTE ORGANIZACIONAL?
O ambiente específico
O ambiente geral
Fontes de incerteza no ambiente organizacional
ANALISANDO O AMBIENTE
TEORIA DA DEPENDÊNCIA DE RECURSOS
ESTRATÉGIAS INTERORGANIZACIONAIS PARA GERENCIAR A DEPENDÊNCIA DE RECURSOS
ESTRATÉGIAS PARA GERENCIAR INTERDEPENDÊNCIAS SIMBIÓTICAS DE RECURSOS
Desenvolvendo uma boa reputação
Cooptação
Alianças estratégicas
Contratos de longo prazo
Redes
Participação minoritária
Fusões e aquisições
ESTRATÉGIA PARA GERENCIAR INTERDEPENDÊNCIAS COMPETITIVAS DE RECURSOS
Conluio e cartéis
Mecanismos de ligações a terceiros
Alianças estratégicas
Fusões e aquisições
TEORIA DA DEPENDÊNCIA DOS RECURSOS
TEORIA DE CUSTOS DE TRANSAÇÃO
Fontes de custos de transação
Custos de transação e mecanismos de ligação
Custos burocráticos
Usando teoria de custo de transação para escolher uma estratégia interorganizacional
Parte 2
Desenho organizacional
Capítulo 4
Desafios básicos do desenho organizaciona
DIFERENCIAÇÃO
Papéis organizacionais
Subunidades: funções e divisões
Diferenciação no B.A.R. and Grille
Diferenciação horizontal e vertical
Desafios do desenho organizacional
DIFERENCIAÇÃO
EQUILIBRANDO DIFERENCIAÇÃO E INTEGRAÇÃO
Integração e mecanismos
Diferenciação versus integração
EQUILIBRANDO CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
Centralização versus descentralização de autoridade
EQUILIBRANDO PADRONIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO
Formalização: regras escritas
Socialização: normas compreendidas
Padronização versus adaptação
OS DESAFIOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
ESTRUTURAS MECANICISTAS E ORGÂNICAS DA ORGANIZAÇÃO
Estruturas mecanicistas
Estruturas orgânicas
A abordagem contingencial para o desenho organizacional
Lawrence e Lorsch em diferenciação, integração e ambiente
Burns e Stalker em estrutura orgânica versus mecanicista e o ambiente
Capítulo 5
Desenho da estrutura organizacional: autoridade e controle
AUTORIDADE: COMO E POR QUE A DIFERENCIAÇÃO VERTICAL OCORRE
O surgimento da hierarquia
Limitações de altura e tamanho
Problemas com hierarquias altas ou verticais
O problema da lei de Parkinson
O número ideal de níveis hierárquicos: a linha mínima de comando
Abrangência de controle
CONTROLE: FATORES QUE AFETAM O FORMATO DA HIERARQUIA
Diferenciação horizontal
Centralização
Padronização
AUTORIDADE E CONTROLE
OS PRINCÍPIOS DA BUROCRACIA
As vantagens da burocracia
Administração por objetivos
UTILIZANDO A BUROCRACIA PARA BENEFICIAR A ORGANIZAÇÃO
A INFLUÊNCIA DE UMA ORGANIZAÇÃO INFORMAL
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO, EQUIPES AUTOGERENCIADAS E AUTONOMIA
Capítulo 6
Desenhando a estrutura organizacional: especialização e coordenação
ESTRUTURA FUNCIONAL
Vantagens de uma estrutura funcional
Problemas de controle em uma estrutura funcional
Resolvendo problemas de controle em uma estrutura funcional
ESTRUTURA FUNCIONAL
DE ESTRUTURA FUNCIONAL PARA ESTRUTURA DIVISIONAL
Mudando para uma estrutura divisional
ESTRUTURA DIVISIONAL I: TRÊS TIPOS DE ESTRUTURA POR PRODUTO
Estrutura de divisão de produtos
Estrutura multidivisional
Estrutura por equipe de produtos
ESTRUTURA DIVISIONAL II: ESTRUTURA GEOGRÁFICA
ESTRUTURA DIVISIONAL III: ESTRUTURA POR MERCADO
MUDANDO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ESTRUTURA MATRICIAL
Vantagens de uma estrutura matricial
Desvantagens de uma estrutura matricial
Estrutura matricial multidivisional
Estrutura híbrida
ESTRUTURAS EM REDES E A ORGANIZAÇÃO SEM LIMITES
Vantagens das estruturas em rede
Desvantagens das estruturas em rede
A organização sem limites
Comércio eletrônico
Capítulo 7
Criando e gerenciando cultura organizacional
O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
Diferenças em valores e normas globais
Reconhecendo diferenças em culturas organizacionais
COMO A CULTURA DE UMA ORGANIZAÇÃO É TRANSMITIDA PARA SEUS MEMBROS?
Socialização e táticas de socialização
Histórias, cerimônias e linguagem organizacional
ANALISANDO CULTURAS GERENCIAIS
DE ONDE VEM A CULTURA ORGANIZACIONAL
A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE SER GERENCIADA?
DESENHANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Capítulo 8
Desenho organizacional e estratégia em um ambiente global variável
ESTRATÉGIA E O AMBIENTE
Fontes de competências essenciais
Recursos especializados
Habilidades de coordenação
Expansão global e competências essenciais
Transferindo competências essenciais para o exterior
Estabelecendo uma rede global
Obtendo acesso aos recursos e conhecimentos globais
Utilizando o aprendizado global para aumentar as competências essenciais
Quatro níveis de estratégia
ESTRATÉGIA FUNCIONAL
Estratégias para baixar custos ou diferenciar produtos
Estratégia funcional e estrutura
Estratégia funcional e cultura
ESTRATÉGIAS DE NÍVEIS FUNCIONAIS
ESTRATÉGIA DE NÍVEL DE NEGÓCIOS
Estratégias de liderança em custos ou produtos diferenciados
Estratégia de foco
Estratégia e estrutura de nível de negócio
Estratégia de nível de negócios e cultura
ESTRATÉGIA DE NÍVEL DE NEGÓCIOS
ESTRATÉGIA DE NÍVEL CORPORATIVO
Integração vertical
Diversificação relacionada
Diversificação não relacionada
Estratégia de nível corporativo e estrutura
Estratégia de nível corporativo e cultura
ESTRATÉGIA EM NÍVEL CORPORATIVO
IMPLEMENTANDO ESTRATÉGIA EM OUTROS PAÍSES
Implementando uma estratégia multidoméstica
Implementando uma estratégia internacional
Implementando uma estratégia global
Implementando uma estratégia transnacional
Capítulo 9
Desenho, competências e tecnologias organizacionais
O QUE É TECNOLOGIA
TECNOLOGIA E EFICÁCIA ORGANIZACIONAL
COMPLEXIDADE TÉCNICA: A TEORIA DE JOAN WOODWARD
Tecnologia de produção de pequenos lotes ou unitária
Tecnologia de produção por grandes lotes e em massa
Tecnologia de produção por processo contínuo
Complexidade técnica e estrutura organizacional
O imperativo tecnológico
TAREFAS ROTINEIRAS E COMPLEXAS: A TEORIA DE CHARLES PERROW
Variabilidade e analisabilidade de tarefa
Quatro tipos de tecnologia
Tecnologia rotineira e estrutura organizacional
Tecnologia não rotineira e estrutura organizacional
INTERDEPENDÊNCIA DE TAREFAS: A TEORIA DE JAMES D. THOMPSON
Tecnologia mediadora e interdependência compartilhada
Tecnologia de elos em sequência e interdependência sequencial
Tecnologia intensiva e interdependência recíproca
ANALISANDO TECNOLOGIA
DA TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO EM MASSA À TECNOLOGIA DE MANUFATURA AVANÇADA
TECNOLOGIA DE MANUFATURA AVANÇADA: INOVAÇÕES NA TECNOLOGIA DE MATERIAIS
Design auxiliado por computador (CAD)
Administração de materiais auxiliado por computador (CAMM)
Just-in-time
Tecnologia de fabricação flexível e fabricação integrada por computador
Parte 3
Mudança organizacional
Capítulo 10
Tipos e formas de mudança organizacional
O QUE É MUDANÇA ORGANIZACIONAL?
Alvos da mudança
Recursos humanos
Recursos funcionais
Capacidades tecnológicas
Capacidades organizacionais
FORÇAS A FAVOR E RESISTÊNCIAS À MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Forças a favor da mudança
Resistências à mudança
Resistência à mudança em nível organizacional
Resistência à mudança em grupo
Resistência à mudança em nível individual
Teoria do campo de força de mudança de Lewin
FORÇAS A FAVOR E RESISTÊNCIAS À MUDANÇA
MUDANÇA EVOLUCIONÁRIA E REVOLUCIONÁRIA NAS ORGANIZAÇÕES
GERENCIANDO A MUDANÇA: PESQUISA-AÇÃO
Diagnosticando a organização
Determinando o estado futuro desejado
Implementando a ação
Avaliando a ação
Institucionalizando a pesquisa-ação
DESENHANDO UM PLANO PARA MUDANÇA
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Técnicas de desenvolvimento organizacional para lidar com a resistência à mudança
Técnicas de desenvolvimento organizacional para promover a mudança
Capítulo 11
Transformações organizacionais: nascimento, crescimento, declínio e morte
O CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL
NASCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES
Desenvolvendo um plano para uma nova empresa
UM MODELO ECOLÓGICO POPULACIONAL PARA O NASCIMENTO ORGANIZACIONAL
Número de nascimentos
Estratégias de sobrevivência
O processo de seleção natural
A TEORIA INSTITUCIONAL DE CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL
Isomorfismo organizacional
Desvantagens do isomorfismo
O MODELO DE CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL DE GREINER
Fase 1: Crescimento através da criatividade
Fase 2: Crescimento através da direção
Fase 3: Crescimento através da delegação
Fase 4: Crescimento através de coordenação
Fase 5: Crescimento através de colaboração
NASCIMENTO E CRESCIMENTO ORGANIZACIONAIS
DECLÍNIO E MORTE ORGANIZACIONAIS
Eficácia e lucratividade
Inércia organizacional
Mudanças no ambiente
O modelo de declínio organizacional de Weitzel e Jonsson
DECLÍNIO ORGANIZACIONAL
Capítulo 12
Tomada de decisão, aprendizagem, gestão do conhecimento e tecnologia da informação
TOMADA DE DECISÃO ORGANIZACIONAL
MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO ORGANIZACIONAL
O modelo racional
O modelo incrementalista
O modelo não estruturado
O modelo de Garbage Can (lata de lixo)
A NATUREZA DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Tipos de aprendizagem organizacional
Níveis de aprendizagem organizacional
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gestão do conhecimento: codificação e personalização
FATORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM
ORGANIZACIONAL
Aprendizagem organizacional e estruturas cognitivas
Tipos de vieses cognitivos
Dissonância cognitiva
Ilusão de controle
Frequência e representatividade
Projeção e autodefesa
Escalada de comprometimento
APERFEIÇOANDO A TOMADA DE DECISÃO E A APRENDIZAGEM
Estratégias para a aprendizagem organizacional
Usando a teoria de jogos
Natureza da equipe da alta administração
Advogado do diabo e investigação dialética
Estrutura organizacional colateral
TOMADA DE DECISÃO E APRENDIZAGEM
Capítulo 13
Inovação,empreendedorismo e criatividade
INOVAÇÃO E MUDANÇA TECNOLÓGICA
Dois tipos de inovação
Protegendo a inovação através da propriedade intelectual
INOVAÇÃO, INTRAEMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE
Empreendedorismo como 'destruição criativa'
Inovação e ciclo de vida do produto
GERENCIANDO O PROCESSO DE INOVAÇÃO
Administração de projeto
Funil dos estágios de desenvolvimento da inovação
Usando equipes interfuncionais e uma estrutura por equipe de produto
Liderança de equipe
Equipes especiais e divisões de novos negócios
Joint ventures
Criando uma cultura de inovação
Estrutura organizacional
INOVAÇÃO
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
INOVAÇÃO E SINERGIAS DE INFORMAÇÃO
A TI e a estrutura e a cultura organizacionais
Capítulo 14
Administração de conflito, poder e política
O QUE É CONFLITO ORGANIZACIONAL?
MODELO DE CONFLITO ORGANIZACIONAL DE PONDY
Estágio 1: Conflito latente
Estágio 2: Conflito percebido
Estágio 3: Conflito sentido
Estágio 4: Conflito manifesto
Estágio 5: Consequências do conflito
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO: ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO
Atuando no nível de estrutura
Atuando no nível das atitudes e dos indivíduos
CONFLITO
O QUE É PODER ORGANIZACIONAL?
FONTES DE PODER ORGANIZACIONAL
Autoridade
Controle sobre recursos
Controle sobre informação
Não substitutabilidade
Centralidade
Controle sobre incerteza
Poder reservado: controlando as premissas de tomada de decisão
USANDO PODER: POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS
Táticas para usar política
Os custos e benefícios da política organizacional
PODER E POLÍTICA
ESTUDOS DE CASO
GLOSSÁRIO
ÍNDICE REMISSIVO
Na sexta edição de Teoria das organizações foi mantido o objetivo de fornecer aos estudantes um relato contemporâneo e atualizado de como os efeitos de um ambiente mutável afetam a maneira na qual gerentes projetam e mudam a estrutura organizacional para melhorar sua eficácia. Revisando o livro, mantivemos o foco para fazermos um texto relevante e interessante para estudantes, de modo a cativá-los e encorajá-los a se esforçarem para assimilar o conteúdo deste livro - usado todos os dias por gerentes e consultores que trabalham para melhorar o desempenho organizacional. Continuamos a espelhar as mudanças que acontecem no modo como as organizações lidam com seus ambientes, como o aumento no uso de terceirização e o uso de tecnologia de informação, incorporando no livro recentes desenvolvimentos da teoria organizacional e pesquisa. Também trabalhamos para fornecer exemplos atuais de como gerentes de grandes e pequenas empresas responderam a essas mudanças.
O número e a complexidade dos desafios organizacionais e estratégicos confrontando gerentes em meio ao ambiente global em contínua mudança continuaram crescendo durante os anos 2000. Na maioria das empresas, gerentes de todos os níveis estão tentando se manter atualizados à medida que trabalham para superar os desafios, implementando novas formas de estrutura organizacional e mudando as estruturas existentes, usando as técnicas e práticas descritas neste livro. Atualmente, diferenças relativamente pequenas no desempenho entre as empresas, por exemplo, na velocidade em que elas podem trazer novos produtos para o mercado ou na maneira como escolhem motivar seus funcionários a encontrar modos de melhorar a eficácia, podem dar a uma organização uma significativa vantagem competitiva sobre outras empresas. Gerentes e empresas que usam teoria organizacional estabelecida e desenham princípios para mudar seu modo de operação podem aumentar sua eficácia ao longo do tempo.
Em todas as funções e níveis, gerentes e funcionários devem procurar continuamente maneiras de mudar o desenho organizacional para trabalhar de forma mais inteligente e melhorar o desempenho. Usar nova tecnologia de informação para aprimorar todos os aspectos operacionais de uma organização e, também, aumentar a eficácia e a responsividade aos clientes é uma parte vital desse processo, o livro explora esse tema. Além disso, foca nas mudanças e no redesenho das organizações para inovar e melhorar a qualidade de bens e serviços e no modo como eles são produzidos para permitir que uma organização possa competir de maneira eficaz. Novamente, encorajados pelo crescente número de professores e estudantes que estão usando Teoria das organizações, baseados nas reações e sugestões de leitores e críticos, revisamos e atualizamos o material. Como de costume, a meta é simplificar o conteúdo do livro e evitar que estudantes tenham de assimilar material excessivo em muitos e longos capítulos. Segundo, é relevante destacar que o conteúdo atual e a disposição dos capítulos foram bem recebidos por seus leitores. A organização do livro oferece aos professores maneiras muito práticas de ajudar estudantes a apreciar o poder que as pessoas têm sobre organizações a fim de melhorar sua eficácia. Como um estudante da cidade de Nova York comentou em um e-mail, "o livro me deu um novo vocabulário para entender a organização para a qual eu trabalho" e fornece as ferramentas conceituais necessárias para analisá-la e mudá-la.
Este livro se destaca ao trazer uma discussão sobre renovação e mudança organizacional para o centro da teoria organizacional e desenho. Os conceitos sobre teoria organizacional que o livro descreve são os mesmos que empresas de consultoria de administração, diretores de operações e o crescente número de gerentes responsáveis por mudança e desenho organizacional usam ao desempenhar seus papéis e funções. CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO
De modo geral, foi mantida a organização dos capítulos nesta edição. O Capítulo 2, "Stakeholders, gerentes e ética", provou ser popular, destacando como gerentes que procuram servir aos interesses de stakeholders múltiplos confrontam questões éticas. Além disso, o exercício "A dimensão ética" adicionado à seção "Teoria Organizacional em Ação", no fim de cada capítulo, provou ser interessante. Hoje, à medida que escândalos empresariais continuam proliferando, é importante pedir aos estudantes que reflitam sobre esse assunto e debatam as questões éticas envolvidas no desenho organizacional e sua mudança.
Muitos livros não têm um fluxo integrado e rígido de tópicos de capítulo a capítulo. Neste livro, começando pelo Capítulo 1, estudantes verão como os tópicos do livro são relacionados entre si. Essa integração foi alcançada por meio da organização do material, de modo que cada capítulo complemente os capítulos anteriores de forma lógica. Também realizamos a integração, focando em uma empresa, a Amazon.com, e em vários capítulos do livro usamos exemplos dessa empresa para ilustrar o desenho organizacional e as questões de mudança.
COBERTURA DE IMPORTÂNCIA ESPECIAL
• Cobertura detalhada da abordagem de stakeholders para organizações e suas implicações para a eficácia organizacional.
• Explicações dos mais recentes desenvolvimentos em estrutura organizacional, como a estrutura por equipe de produtos, terceirização e organizações em rede.
• Olhar profundo na cultura organizacional que leva em consideração as origens da cultura e sua relação com a eficácia organizacional.
• Discussão da literatura recente em mecanismos de ligação interorganizacionais e uma descrição do papel da teoria de dependência de recursos e teoria de custos de transação ao explicar por que organizações escolhem diferentes tipos de mecanismos de ligação.
• Relato integrado da relação estratégia-estrutura e cobertura da estratégia internacional e desenho organizacional global.
• Análise de desenvolvimentos em tecnologia de informação que é integrada aos conceitos tradicionais usados em teoria organizacional.
• Discussão detalhada de teoria de custo de transação.
ENFOQUE EM GERENTES
As implicações gerenciais da mudança e do desenho organizacional são claramente articuladas para as necessidades dos estudantes. Cada capítulo possui um ou mais resumos gerenciais, em que as implicações práticas dos conceitos e das teorias organizacionais são claramente delineadas. Além disso, cada capítulo traz vários quadros "Insight Organizacional", em que as experiências de uma empresa real estão amarradas ao texto do capítulo para destacar as implicações do material. Por último, há um caso de fechamento que permite uma análise prática pelos estudantes.
CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM
Cada capítulo termina com uma seção intitulada "Teoria Organizacional em Ação", que inclui os seguintes exercícios de aprendizagem práticos:
• "Praticando Teoria Organizacional": exercício experimental planejado para dar aos estudantes experiência prática e que dura cerca de 20 minutos. Os exercícios foram testados e funcionam muito bem. (Mais detalhes sobre como usá-los podem ser encontrados no manual do professor.)
• "A Dimensão Ética": os estudantes individualmente ou em grupos podem debater os dilemas éticos que confrontam gerentes durante o processo de mudança e desenho organizacional.
• "Fazendo a Conexão": os estudantes coletam exemplos de empresas para ilustrar desenho organizacional e questões de mudança.
• "Caso para Análise" com questões: fornece uma oportunidade para uma breve discussão de um tema relacionado ao capítulo.
• "Analisando a Organização": os estudantes selecionam uma organização para estudar, fazem uma análise de teoria organizacional e um estudo de caso escrito de sua organização. Detalhes completos tratando o uso deste e outros conteúdos estão no manual do instrutor. Além desses exercícios práticos de aprendizagem, mantivemos ou aperfeiçoamos os demais conteúdos desenvolvidos anteriormente:
• Casos: no final do livro estão incluídos numerosos casos para serem usados em conjunto com os capítulos do livro, a fim de enriquecer o entendimento dos alunos sobre os conceitos de teoria organizacional. A maioria dos casos é clássica, ou seja, as questões que eles levantam sempre e que são pertinentes e fornecem uma boa experiência de aprendizagem para os estudantes. Para preservar o valor de aprendizagem desses casos, eles não devem ser usados para os alunos redigirem; seu valor está na discussão em sala. Temos anotações detalhadas para esses casos que mostram como o autor usa esse material em seu curso de teoria organizacional. Todo esse conteúdo está disponível no manual do professor.
• Quadros "Insight Organizacional": relacionam-se diretamente ao objetivo do capítulo.
• Seções "Implicações Gerenciais": fornecem aos estudantes lições de teoria organizacional.
• Resumos detalhados de final de capítulo: facilitam a síntese para a aprendizagem.
Abordando os conceitos e as práticas do estudo das organizações com foco em temas atuais, como transformação, criação organizacional e empreendedorismo, este livro contempla a teoria por meio de uma discussão que destaca as mudanças organizacionais, bem como a inovação.
Com uma abordagem diferenciada, Teoria das organizações é caracterizada por vários elementos-chave, como:
- Olhar profundo na cultura organizacional, o qual leva em consideração as origens da cultura e sua relação com a eficácia organizacional.
- Relato integrado da relação estratégia-estrutura.
- Cobertura da estratégia internacional e do planejamento organizacional global.
- Análise de desenvolvimentos em tecnologia da informação.
- Discussão detalhada da teoria de custo de transação.
Por tudo isso, esta obra é ideal não apenas para alunos do curso de administração, mas também para estudantes de outros cursos que têm em sua grade a disciplina de teoria das organizações.
Sumário
PREFÁCIO
Parte I
A organização e seu ambiente
Capítulo 1
Organizações e eficácia organizacional
O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO?
Como uma organização cria valor?
Por que as organizações existem?
TEORIA ORGANIZACIONAL, CONFIGURAÇÃO E MUDANÇA
Estrutura organizacional
Cultura organizacional
Desenho organizacional e mudança
A importância da mudança e do desenho organizacional
As consequências de uma configuração organizacional pobre
COMO GERENTES MEDEM A EFICÁCIA ORGANIZACIONAL?
Abordagem de recursos externos: controle
Abordagem de sistemas internos: inovação
Abordagem técnica: eficiência
Medindo a eficácia: objetivos organizacionais
O plano deste livro
Desenho organizacional
Mudança organizacional
Capítulo 2
Stakeholders, gerentes e ética
STAKEHOLDERS ORGANIZACIONAIS
Stakeholders internos
Acionistas
Gerentes
A força de trabalho
Stakeholders externos
Clientes
Fornecedores
Governo
Sindicatos de comércio
Comunidades locais
O público em geral
EFICÁCIA ORGANIZACIONAL: SATISFAZENDO INTERESSES E OBJETIVOS DOS STAKEHOLDERS
Objetivos competitivos
Alocação de recompensas
ALTA ADMINISTRAÇÃO E AUTORIDADE ORGANIZACIONAL CEO
Equipe de alta administração
Outros gerentes
UMA PERSPECTIVA DA TEORIA DE AGÊNCIA
Problema de risco moral
Resolvendo o problema da agência
Esquemas de compensação baseados em ações
Torneios de promoção e planos de carreira
ALTA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA ORGANIZACIONAL
Ética e a lei
Ética e stakeholders organizacionais
Fontes de ética das organizações
Por que as regras éticas são desenvolvidas?
Por que ocorrem comportamentos antiéticos?
CRIANDO UMA ORGANIZAÇÃO ÉTICA
Desenhando uma estrutura ética e um sistema de controle
Criando uma cultura ética
Apoiando os interesses de stakeholders
Capítulo 3
Organizando em um ambiente de mudança global
O QUE É O AMBIENTE ORGANIZACIONAL?
O ambiente específico
O ambiente geral
Fontes de incerteza no ambiente organizacional
ANALISANDO O AMBIENTE
TEORIA DA DEPENDÊNCIA DE RECURSOS
ESTRATÉGIAS INTERORGANIZACIONAIS PARA GERENCIAR A DEPENDÊNCIA DE RECURSOS
ESTRATÉGIAS PARA GERENCIAR INTERDEPENDÊNCIAS SIMBIÓTICAS DE RECURSOS
Desenvolvendo uma boa reputação
Cooptação
Alianças estratégicas
Contratos de longo prazo
Redes
Participação minoritária
Fusões e aquisições
ESTRATÉGIA PARA GERENCIAR INTERDEPENDÊNCIAS COMPETITIVAS DE RECURSOS
Conluio e cartéis
Mecanismos de ligações a terceiros
Alianças estratégicas
Fusões e aquisições
TEORIA DA DEPENDÊNCIA DOS RECURSOS
TEORIA DE CUSTOS DE TRANSAÇÃO
Fontes de custos de transação
Custos de transação e mecanismos de ligação
Custos burocráticos
Usando teoria de custo de transação para escolher uma estratégia interorganizacional
Parte 2
Desenho organizacional
Capítulo 4
Desafios básicos do desenho organizaciona
DIFERENCIAÇÃO
Papéis organizacionais
Subunidades: funções e divisões
Diferenciação no B.A.R. and Grille
Diferenciação horizontal e vertical
Desafios do desenho organizacional
DIFERENCIAÇÃO
EQUILIBRANDO DIFERENCIAÇÃO E INTEGRAÇÃO
Integração e mecanismos
Diferenciação versus integração
EQUILIBRANDO CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
Centralização versus descentralização de autoridade
EQUILIBRANDO PADRONIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO
Formalização: regras escritas
Socialização: normas compreendidas
Padronização versus adaptação
OS DESAFIOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
ESTRUTURAS MECANICISTAS E ORGÂNICAS DA ORGANIZAÇÃO
Estruturas mecanicistas
Estruturas orgânicas
A abordagem contingencial para o desenho organizacional
Lawrence e Lorsch em diferenciação, integração e ambiente
Burns e Stalker em estrutura orgânica versus mecanicista e o ambiente
Capítulo 5
Desenho da estrutura organizacional: autoridade e controle
AUTORIDADE: COMO E POR QUE A DIFERENCIAÇÃO VERTICAL OCORRE
O surgimento da hierarquia
Limitações de altura e tamanho
Problemas com hierarquias altas ou verticais
O problema da lei de Parkinson
O número ideal de níveis hierárquicos: a linha mínima de comando
Abrangência de controle
CONTROLE: FATORES QUE AFETAM O FORMATO DA HIERARQUIA
Diferenciação horizontal
Centralização
Padronização
AUTORIDADE E CONTROLE
OS PRINCÍPIOS DA BUROCRACIA
As vantagens da burocracia
Administração por objetivos
UTILIZANDO A BUROCRACIA PARA BENEFICIAR A ORGANIZAÇÃO
A INFLUÊNCIA DE UMA ORGANIZAÇÃO INFORMAL
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO, EQUIPES AUTOGERENCIADAS E AUTONOMIA
Capítulo 6
Desenhando a estrutura organizacional: especialização e coordenação
ESTRUTURA FUNCIONAL
Vantagens de uma estrutura funcional
Problemas de controle em uma estrutura funcional
Resolvendo problemas de controle em uma estrutura funcional
ESTRUTURA FUNCIONAL
DE ESTRUTURA FUNCIONAL PARA ESTRUTURA DIVISIONAL
Mudando para uma estrutura divisional
ESTRUTURA DIVISIONAL I: TRÊS TIPOS DE ESTRUTURA POR PRODUTO
Estrutura de divisão de produtos
Estrutura multidivisional
Estrutura por equipe de produtos
ESTRUTURA DIVISIONAL II: ESTRUTURA GEOGRÁFICA
ESTRUTURA DIVISIONAL III: ESTRUTURA POR MERCADO
MUDANDO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ESTRUTURA MATRICIAL
Vantagens de uma estrutura matricial
Desvantagens de uma estrutura matricial
Estrutura matricial multidivisional
Estrutura híbrida
ESTRUTURAS EM REDES E A ORGANIZAÇÃO SEM LIMITES
Vantagens das estruturas em rede
Desvantagens das estruturas em rede
A organização sem limites
Comércio eletrônico
Capítulo 7
Criando e gerenciando cultura organizacional
O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
Diferenças em valores e normas globais
Reconhecendo diferenças em culturas organizacionais
COMO A CULTURA DE UMA ORGANIZAÇÃO É TRANSMITIDA PARA SEUS MEMBROS?
Socialização e táticas de socialização
Histórias, cerimônias e linguagem organizacional
ANALISANDO CULTURAS GERENCIAIS
DE ONDE VEM A CULTURA ORGANIZACIONAL
A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE SER GERENCIADA?
DESENHANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Capítulo 8
Desenho organizacional e estratégia em um ambiente global variável
ESTRATÉGIA E O AMBIENTE
Fontes de competências essenciais
Recursos especializados
Habilidades de coordenação
Expansão global e competências essenciais
Transferindo competências essenciais para o exterior
Estabelecendo uma rede global
Obtendo acesso aos recursos e conhecimentos globais
Utilizando o aprendizado global para aumentar as competências essenciais
Quatro níveis de estratégia
ESTRATÉGIA FUNCIONAL
Estratégias para baixar custos ou diferenciar produtos
Estratégia funcional e estrutura
Estratégia funcional e cultura
ESTRATÉGIAS DE NÍVEIS FUNCIONAIS
ESTRATÉGIA DE NÍVEL DE NEGÓCIOS
Estratégias de liderança em custos ou produtos diferenciados
Estratégia de foco
Estratégia e estrutura de nível de negócio
Estratégia de nível de negócios e cultura
ESTRATÉGIA DE NÍVEL DE NEGÓCIOS
ESTRATÉGIA DE NÍVEL CORPORATIVO
Integração vertical
Diversificação relacionada
Diversificação não relacionada
Estratégia de nível corporativo e estrutura
Estratégia de nível corporativo e cultura
ESTRATÉGIA EM NÍVEL CORPORATIVO
IMPLEMENTANDO ESTRATÉGIA EM OUTROS PAÍSES
Implementando uma estratégia multidoméstica
Implementando uma estratégia internacional
Implementando uma estratégia global
Implementando uma estratégia transnacional
Capítulo 9
Desenho, competências e tecnologias organizacionais
O QUE É TECNOLOGIA
TECNOLOGIA E EFICÁCIA ORGANIZACIONAL
COMPLEXIDADE TÉCNICA: A TEORIA DE JOAN WOODWARD
Tecnologia de produção de pequenos lotes ou unitária
Tecnologia de produção por grandes lotes e em massa
Tecnologia de produção por processo contínuo
Complexidade técnica e estrutura organizacional
O imperativo tecnológico
TAREFAS ROTINEIRAS E COMPLEXAS: A TEORIA DE CHARLES PERROW
Variabilidade e analisabilidade de tarefa
Quatro tipos de tecnologia
Tecnologia rotineira e estrutura organizacional
Tecnologia não rotineira e estrutura organizacional
INTERDEPENDÊNCIA DE TAREFAS: A TEORIA DE JAMES D. THOMPSON
Tecnologia mediadora e interdependência compartilhada
Tecnologia de elos em sequência e interdependência sequencial
Tecnologia intensiva e interdependência recíproca
ANALISANDO TECNOLOGIA
DA TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO EM MASSA À TECNOLOGIA DE MANUFATURA AVANÇADA
TECNOLOGIA DE MANUFATURA AVANÇADA: INOVAÇÕES NA TECNOLOGIA DE MATERIAIS
Design auxiliado por computador (CAD)
Administração de materiais auxiliado por computador (CAMM)
Just-in-time
Tecnologia de fabricação flexível e fabricação integrada por computador
Parte 3
Mudança organizacional
Capítulo 10
Tipos e formas de mudança organizacional
O QUE É MUDANÇA ORGANIZACIONAL?
Alvos da mudança
Recursos humanos
Recursos funcionais
Capacidades tecnológicas
Capacidades organizacionais
FORÇAS A FAVOR E RESISTÊNCIAS À MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Forças a favor da mudança
Resistências à mudança
Resistência à mudança em nível organizacional
Resistência à mudança em grupo
Resistência à mudança em nível individual
Teoria do campo de força de mudança de Lewin
FORÇAS A FAVOR E RESISTÊNCIAS À MUDANÇA
MUDANÇA EVOLUCIONÁRIA E REVOLUCIONÁRIA NAS ORGANIZAÇÕES
GERENCIANDO A MUDANÇA: PESQUISA-AÇÃO
Diagnosticando a organização
Determinando o estado futuro desejado
Implementando a ação
Avaliando a ação
Institucionalizando a pesquisa-ação
DESENHANDO UM PLANO PARA MUDANÇA
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Técnicas de desenvolvimento organizacional para lidar com a resistência à mudança
Técnicas de desenvolvimento organizacional para promover a mudança
Capítulo 11
Transformações organizacionais: nascimento, crescimento, declínio e morte
O CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL
NASCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES
Desenvolvendo um plano para uma nova empresa
UM MODELO ECOLÓGICO POPULACIONAL PARA O NASCIMENTO ORGANIZACIONAL
Número de nascimentos
Estratégias de sobrevivência
O processo de seleção natural
A TEORIA INSTITUCIONAL DE CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL
Isomorfismo organizacional
Desvantagens do isomorfismo
O MODELO DE CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL DE GREINER
Fase 1: Crescimento através da criatividade
Fase 2: Crescimento através da direção
Fase 3: Crescimento através da delegação
Fase 4: Crescimento através de coordenação
Fase 5: Crescimento através de colaboração
NASCIMENTO E CRESCIMENTO ORGANIZACIONAIS
DECLÍNIO E MORTE ORGANIZACIONAIS
Eficácia e lucratividade
Inércia organizacional
Mudanças no ambiente
O modelo de declínio organizacional de Weitzel e Jonsson
DECLÍNIO ORGANIZACIONAL
Capítulo 12
Tomada de decisão, aprendizagem, gestão do conhecimento e tecnologia da informação
TOMADA DE DECISÃO ORGANIZACIONAL
MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO ORGANIZACIONAL
O modelo racional
O modelo incrementalista
O modelo não estruturado
O modelo de Garbage Can (lata de lixo)
A NATUREZA DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Tipos de aprendizagem organizacional
Níveis de aprendizagem organizacional
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gestão do conhecimento: codificação e personalização
FATORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM
ORGANIZACIONAL
Aprendizagem organizacional e estruturas cognitivas
Tipos de vieses cognitivos
Dissonância cognitiva
Ilusão de controle
Frequência e representatividade
Projeção e autodefesa
Escalada de comprometimento
APERFEIÇOANDO A TOMADA DE DECISÃO E A APRENDIZAGEM
Estratégias para a aprendizagem organizacional
Usando a teoria de jogos
Natureza da equipe da alta administração
Advogado do diabo e investigação dialética
Estrutura organizacional colateral
TOMADA DE DECISÃO E APRENDIZAGEM
Capítulo 13
Inovação,empreendedorismo e criatividade
INOVAÇÃO E MUDANÇA TECNOLÓGICA
Dois tipos de inovação
Protegendo a inovação através da propriedade intelectual
INOVAÇÃO, INTRAEMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE
Empreendedorismo como 'destruição criativa'
Inovação e ciclo de vida do produto
GERENCIANDO O PROCESSO DE INOVAÇÃO
Administração de projeto
Funil dos estágios de desenvolvimento da inovação
Usando equipes interfuncionais e uma estrutura por equipe de produto
Liderança de equipe
Equipes especiais e divisões de novos negócios
Joint ventures
Criando uma cultura de inovação
Estrutura organizacional
INOVAÇÃO
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
INOVAÇÃO E SINERGIAS DE INFORMAÇÃO
A TI e a estrutura e a cultura organizacionais
Capítulo 14
Administração de conflito, poder e política
O QUE É CONFLITO ORGANIZACIONAL?
MODELO DE CONFLITO ORGANIZACIONAL DE PONDY
Estágio 1: Conflito latente
Estágio 2: Conflito percebido
Estágio 3: Conflito sentido
Estágio 4: Conflito manifesto
Estágio 5: Consequências do conflito
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO: ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO
Atuando no nível de estrutura
Atuando no nível das atitudes e dos indivíduos
CONFLITO
O QUE É PODER ORGANIZACIONAL?
FONTES DE PODER ORGANIZACIONAL
Autoridade
Controle sobre recursos
Controle sobre informação
Não substitutabilidade
Centralidade
Controle sobre incerteza
Poder reservado: controlando as premissas de tomada de decisão
USANDO PODER: POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS
Táticas para usar política
Os custos e benefícios da política organizacional
PODER E POLÍTICA
ESTUDOS DE CASO
GLOSSÁRIO
ÍNDICE REMISSIVO
Prefácio
Na sexta edição de Teoria das organizações foi mantido o objetivo de fornecer aos estudantes um relato contemporâneo e atualizado de como os efeitos de um ambiente mutável afetam a maneira na qual gerentes projetam e mudam a estrutura organizacional para melhorar sua eficácia. Revisando o livro, mantivemos o foco para fazermos um texto relevante e interessante para estudantes, de modo a cativá-los e encorajá-los a se esforçarem para assimilar o conteúdo deste livro - usado todos os dias por gerentes e consultores que trabalham para melhorar o desempenho organizacional. Continuamos a espelhar as mudanças que acontecem no modo como as organizações lidam com seus ambientes, como o aumento no uso de terceirização e o uso de tecnologia de informação, incorporando no livro recentes desenvolvimentos da teoria organizacional e pesquisa. Também trabalhamos para fornecer exemplos atuais de como gerentes de grandes e pequenas empresas responderam a essas mudanças.
O número e a complexidade dos desafios organizacionais e estratégicos confrontando gerentes em meio ao ambiente global em contínua mudança continuaram crescendo durante os anos 2000. Na maioria das empresas, gerentes de todos os níveis estão tentando se manter atualizados à medida que trabalham para superar os desafios, implementando novas formas de estrutura organizacional e mudando as estruturas existentes, usando as técnicas e práticas descritas neste livro. Atualmente, diferenças relativamente pequenas no desempenho entre as empresas, por exemplo, na velocidade em que elas podem trazer novos produtos para o mercado ou na maneira como escolhem motivar seus funcionários a encontrar modos de melhorar a eficácia, podem dar a uma organização uma significativa vantagem competitiva sobre outras empresas. Gerentes e empresas que usam teoria organizacional estabelecida e desenham princípios para mudar seu modo de operação podem aumentar sua eficácia ao longo do tempo.
Em todas as funções e níveis, gerentes e funcionários devem procurar continuamente maneiras de mudar o desenho organizacional para trabalhar de forma mais inteligente e melhorar o desempenho. Usar nova tecnologia de informação para aprimorar todos os aspectos operacionais de uma organização e, também, aumentar a eficácia e a responsividade aos clientes é uma parte vital desse processo, o livro explora esse tema. Além disso, foca nas mudanças e no redesenho das organizações para inovar e melhorar a qualidade de bens e serviços e no modo como eles são produzidos para permitir que uma organização possa competir de maneira eficaz. Novamente, encorajados pelo crescente número de professores e estudantes que estão usando Teoria das organizações, baseados nas reações e sugestões de leitores e críticos, revisamos e atualizamos o material. Como de costume, a meta é simplificar o conteúdo do livro e evitar que estudantes tenham de assimilar material excessivo em muitos e longos capítulos. Segundo, é relevante destacar que o conteúdo atual e a disposição dos capítulos foram bem recebidos por seus leitores. A organização do livro oferece aos professores maneiras muito práticas de ajudar estudantes a apreciar o poder que as pessoas têm sobre organizações a fim de melhorar sua eficácia. Como um estudante da cidade de Nova York comentou em um e-mail, "o livro me deu um novo vocabulário para entender a organização para a qual eu trabalho" e fornece as ferramentas conceituais necessárias para analisá-la e mudá-la.
Este livro se destaca ao trazer uma discussão sobre renovação e mudança organizacional para o centro da teoria organizacional e desenho. Os conceitos sobre teoria organizacional que o livro descreve são os mesmos que empresas de consultoria de administração, diretores de operações e o crescente número de gerentes responsáveis por mudança e desenho organizacional usam ao desempenhar seus papéis e funções. CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO
De modo geral, foi mantida a organização dos capítulos nesta edição. O Capítulo 2, "Stakeholders, gerentes e ética", provou ser popular, destacando como gerentes que procuram servir aos interesses de stakeholders múltiplos confrontam questões éticas. Além disso, o exercício "A dimensão ética" adicionado à seção "Teoria Organizacional em Ação", no fim de cada capítulo, provou ser interessante. Hoje, à medida que escândalos empresariais continuam proliferando, é importante pedir aos estudantes que reflitam sobre esse assunto e debatam as questões éticas envolvidas no desenho organizacional e sua mudança.
Muitos livros não têm um fluxo integrado e rígido de tópicos de capítulo a capítulo. Neste livro, começando pelo Capítulo 1, estudantes verão como os tópicos do livro são relacionados entre si. Essa integração foi alcançada por meio da organização do material, de modo que cada capítulo complemente os capítulos anteriores de forma lógica. Também realizamos a integração, focando em uma empresa, a Amazon.com, e em vários capítulos do livro usamos exemplos dessa empresa para ilustrar o desenho organizacional e as questões de mudança.
COBERTURA DE IMPORTÂNCIA ESPECIAL
• Cobertura detalhada da abordagem de stakeholders para organizações e suas implicações para a eficácia organizacional.
• Explicações dos mais recentes desenvolvimentos em estrutura organizacional, como a estrutura por equipe de produtos, terceirização e organizações em rede.
• Olhar profundo na cultura organizacional que leva em consideração as origens da cultura e sua relação com a eficácia organizacional.
• Discussão da literatura recente em mecanismos de ligação interorganizacionais e uma descrição do papel da teoria de dependência de recursos e teoria de custos de transação ao explicar por que organizações escolhem diferentes tipos de mecanismos de ligação.
• Relato integrado da relação estratégia-estrutura e cobertura da estratégia internacional e desenho organizacional global.
• Análise de desenvolvimentos em tecnologia de informação que é integrada aos conceitos tradicionais usados em teoria organizacional.
• Discussão detalhada de teoria de custo de transação.
ENFOQUE EM GERENTES
As implicações gerenciais da mudança e do desenho organizacional são claramente articuladas para as necessidades dos estudantes. Cada capítulo possui um ou mais resumos gerenciais, em que as implicações práticas dos conceitos e das teorias organizacionais são claramente delineadas. Além disso, cada capítulo traz vários quadros "Insight Organizacional", em que as experiências de uma empresa real estão amarradas ao texto do capítulo para destacar as implicações do material. Por último, há um caso de fechamento que permite uma análise prática pelos estudantes.
CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM
Cada capítulo termina com uma seção intitulada "Teoria Organizacional em Ação", que inclui os seguintes exercícios de aprendizagem práticos:
• "Praticando Teoria Organizacional": exercício experimental planejado para dar aos estudantes experiência prática e que dura cerca de 20 minutos. Os exercícios foram testados e funcionam muito bem. (Mais detalhes sobre como usá-los podem ser encontrados no manual do professor.)
• "A Dimensão Ética": os estudantes individualmente ou em grupos podem debater os dilemas éticos que confrontam gerentes durante o processo de mudança e desenho organizacional.
• "Fazendo a Conexão": os estudantes coletam exemplos de empresas para ilustrar desenho organizacional e questões de mudança.
• "Caso para Análise" com questões: fornece uma oportunidade para uma breve discussão de um tema relacionado ao capítulo.
• "Analisando a Organização": os estudantes selecionam uma organização para estudar, fazem uma análise de teoria organizacional e um estudo de caso escrito de sua organização. Detalhes completos tratando o uso deste e outros conteúdos estão no manual do instrutor. Além desses exercícios práticos de aprendizagem, mantivemos ou aperfeiçoamos os demais conteúdos desenvolvidos anteriormente:
• Casos: no final do livro estão incluídos numerosos casos para serem usados em conjunto com os capítulos do livro, a fim de enriquecer o entendimento dos alunos sobre os conceitos de teoria organizacional. A maioria dos casos é clássica, ou seja, as questões que eles levantam sempre e que são pertinentes e fornecem uma boa experiência de aprendizagem para os estudantes. Para preservar o valor de aprendizagem desses casos, eles não devem ser usados para os alunos redigirem; seu valor está na discussão em sala. Temos anotações detalhadas para esses casos que mostram como o autor usa esse material em seu curso de teoria organizacional. Todo esse conteúdo está disponível no manual do professor.
• Quadros "Insight Organizacional": relacionam-se diretamente ao objetivo do capítulo.
• Seções "Implicações Gerenciais": fornecem aos estudantes lições de teoria organizacional.
• Resumos detalhados de final de capítulo: facilitam a síntese para a aprendizagem.
Exercícios adicionais
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FONTE: www.prenhall.com/jones_br
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