TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

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Descrição:
Sinopse
Abordando os conceitos e as práticas do estudo das organizações com foco em temas atuais, como transformação, criação organizacional e empreendedorismo, este livro contempla a teoria por meio de uma discussão que destaca as mudanças organizacionais, bem como a inovação.

Com uma abordagem diferenciada, Teoria das organizações é caracterizada por vários elementos-chave, como:

- Olhar profundo na cultura organizacional, o qual leva em consideração as origens da cultura e sua relação com a eficácia organizacional.
- Relato integrado da relação estratégia-estrutura.
- Cobertura da estratégia internacional e do planejamento organizacional global.
- Análise de desenvolvimentos em tecnologia da informação.
- Discussão detalhada da teoria de custo de transação.

Por tudo isso, esta obra é ideal não apenas para alunos do curso de administração, mas também para estudantes de outros cursos que têm em sua grade a disciplina de teoria das organizações.



Sumário


PREFÁCIO

Parte I
A organização e seu ambiente

Capítulo 1
Organizações e eficácia organizacional
O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO?
Como uma organização cria valor?
Por que as organizações existem?
TEORIA ORGANIZACIONAL, CONFIGURAÇÃO E MUDANÇA
Estrutura organizacional
Cultura organizacional
Desenho organizacional e mudança
A importância da mudança e do desenho organizacional
As consequências de uma configuração organizacional pobre
COMO GERENTES MEDEM A EFICÁCIA ORGANIZACIONAL?
Abordagem de recursos externos: controle
Abordagem de sistemas internos: inovação
Abordagem técnica: eficiência
Medindo a eficácia: objetivos organizacionais
O plano deste livro
Desenho organizacional
Mudança organizacional

Capítulo 2
Stakeholders, gerentes e ética
STAKEHOLDERS ORGANIZACIONAIS
Stakeholders internos
Acionistas
Gerentes
A força de trabalho
Stakeholders externos
Clientes
Fornecedores
Governo
Sindicatos de comércio
Comunidades locais
O público em geral
EFICÁCIA ORGANIZACIONAL: SATISFAZENDO INTERESSES E OBJETIVOS DOS STAKEHOLDERS
Objetivos competitivos
Alocação de recompensas
ALTA ADMINISTRAÇÃO E AUTORIDADE ORGANIZACIONAL CEO
Equipe de alta administração
Outros gerentes
UMA PERSPECTIVA DA TEORIA DE AGÊNCIA
Problema de risco moral
Resolvendo o problema da agência
Esquemas de compensação baseados em ações
Torneios de promoção e planos de carreira
ALTA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA ORGANIZACIONAL
Ética e a lei
Ética e stakeholders organizacionais
Fontes de ética das organizações
Por que as regras éticas são desenvolvidas?
Por que ocorrem comportamentos antiéticos?
CRIANDO UMA ORGANIZAÇÃO ÉTICA
Desenhando uma estrutura ética e um sistema de controle
Criando uma cultura ética
Apoiando os interesses de stakeholders

Capítulo 3
Organizando em um ambiente de mudança global
O QUE É O AMBIENTE ORGANIZACIONAL?
O ambiente específico
O ambiente geral
Fontes de incerteza no ambiente organizacional
ANALISANDO O AMBIENTE
TEORIA DA DEPENDÊNCIA DE RECURSOS
ESTRATÉGIAS INTERORGANIZACIONAIS PARA GERENCIAR A DEPENDÊNCIA DE RECURSOS
ESTRATÉGIAS PARA GERENCIAR INTERDEPENDÊNCIAS SIMBIÓTICAS DE RECURSOS
Desenvolvendo uma boa reputação
Cooptação
Alianças estratégicas
Contratos de longo prazo
Redes
Participação minoritária
Fusões e aquisições
ESTRATÉGIA PARA GERENCIAR INTERDEPENDÊNCIAS COMPETITIVAS DE RECURSOS
Conluio e cartéis
Mecanismos de ligações a terceiros
Alianças estratégicas
Fusões e aquisições
TEORIA DA DEPENDÊNCIA DOS RECURSOS
TEORIA DE CUSTOS DE TRANSAÇÃO
Fontes de custos de transação
Custos de transação e mecanismos de ligação
Custos burocráticos
Usando teoria de custo de transação para escolher uma estratégia interorganizacional

Parte 2
Desenho organizacional

Capítulo 4
Desafios básicos do desenho organizaciona
DIFERENCIAÇÃO
Papéis organizacionais
Subunidades: funções e divisões
Diferenciação no B.A.R. and Grille
Diferenciação horizontal e vertical
Desafios do desenho organizacional
DIFERENCIAÇÃO
EQUILIBRANDO DIFERENCIAÇÃO E INTEGRAÇÃO
Integração e mecanismos
Diferenciação versus integração
EQUILIBRANDO CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
Centralização versus descentralização de autoridade
EQUILIBRANDO PADRONIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO
Formalização: regras escritas
Socialização: normas compreendidas
Padronização versus adaptação
OS DESAFIOS DO DESENHO ORGANIZACIONAL
ESTRUTURAS MECANICISTAS E ORGÂNICAS DA ORGANIZAÇÃO
Estruturas mecanicistas
Estruturas orgânicas
A abordagem contingencial para o desenho organizacional
Lawrence e Lorsch em diferenciação, integração e ambiente
Burns e Stalker em estrutura orgânica versus mecanicista e o ambiente

Capítulo 5
Desenho da estrutura organizacional: autoridade e controle
AUTORIDADE: COMO E POR QUE A DIFERENCIAÇÃO VERTICAL OCORRE
O surgimento da hierarquia
Limitações de altura e tamanho
Problemas com hierarquias altas ou verticais
O problema da lei de Parkinson
O número ideal de níveis hierárquicos: a linha mínima de comando
Abrangência de controle
CONTROLE: FATORES QUE AFETAM O FORMATO DA HIERARQUIA
Diferenciação horizontal
Centralização
Padronização
AUTORIDADE E CONTROLE
OS PRINCÍPIOS DA BUROCRACIA
As vantagens da burocracia
Administração por objetivos
UTILIZANDO A BUROCRACIA PARA BENEFICIAR A ORGANIZAÇÃO
A INFLUÊNCIA DE UMA ORGANIZAÇÃO INFORMAL
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO, EQUIPES AUTOGERENCIADAS E AUTONOMIA
Capítulo 6


Desenhando a estrutura organizacional: especialização e coordenação


ESTRUTURA FUNCIONAL


Vantagens de uma estrutura funcional


Problemas de controle em uma estrutura funcional


Resolvendo problemas de controle em uma estrutura funcional


ESTRUTURA FUNCIONAL


DE ESTRUTURA FUNCIONAL PARA ESTRUTURA DIVISIONAL


Mudando para uma estrutura divisional


ESTRUTURA DIVISIONAL I: TRÊS TIPOS DE ESTRUTURA POR PRODUTO


Estrutura de divisão de produtos


Estrutura multidivisional


Estrutura por equipe de produtos


ESTRUTURA DIVISIONAL II: ESTRUTURA GEOGRÁFICA


ESTRUTURA DIVISIONAL III: ESTRUTURA POR MERCADO


MUDANDO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL


ESTRUTURA MATRICIAL


Vantagens de uma estrutura matricial


Desvantagens de uma estrutura matricial


Estrutura matricial multidivisional


Estrutura híbrida


ESTRUTURAS EM REDES E A ORGANIZAÇÃO SEM LIMITES


Vantagens das estruturas em rede


Desvantagens das estruturas em rede


A organização sem limites


Comércio eletrônico
Capítulo 7

Criando e gerenciando cultura organizacional


O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?


Diferenças em valores e normas globais


Reconhecendo diferenças em culturas organizacionais


COMO A CULTURA DE UMA ORGANIZAÇÃO É TRANSMITIDA PARA SEUS MEMBROS?


Socialização e táticas de socialização


Histórias, cerimônias e linguagem organizacional


ANALISANDO CULTURAS GERENCIAIS


DE ONDE VEM A CULTURA ORGANIZACIONAL


A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE SER GERENCIADA?


DESENHANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL


RESPONSABILIDADE SOCIAL
Capítulo 8

Desenho organizacional e estratégia em um ambiente global variável


ESTRATÉGIA E O AMBIENTE


Fontes de competências essenciais


Recursos especializados


Habilidades de coordenação


Expansão global e competências essenciais


Transferindo competências essenciais para o exterior


Estabelecendo uma rede global


Obtendo acesso aos recursos e conhecimentos globais


Utilizando o aprendizado global para aumentar as competências essenciais


Quatro níveis de estratégia


ESTRATÉGIA FUNCIONAL


Estratégias para baixar custos ou diferenciar produtos


Estratégia funcional e estrutura


Estratégia funcional e cultura


ESTRATÉGIAS DE NÍVEIS FUNCIONAIS


ESTRATÉGIA DE NÍVEL DE NEGÓCIOS


Estratégias de liderança em custos ou produtos diferenciados


Estratégia de foco


Estratégia e estrutura de nível de negócio


Estratégia de nível de negócios e cultura


ESTRATÉGIA DE NÍVEL DE NEGÓCIOS


ESTRATÉGIA DE NÍVEL CORPORATIVO


Integração vertical


Diversificação relacionada


Diversificação não relacionada


Estratégia de nível corporativo e estrutura


Estratégia de nível corporativo e cultura


ESTRATÉGIA EM NÍVEL CORPORATIVO


IMPLEMENTANDO ESTRATÉGIA EM OUTROS PAÍSES


Implementando uma estratégia multidoméstica


Implementando uma estratégia internacional


Implementando uma estratégia global


Implementando uma estratégia transnacional
Capítulo 9

Desenho, competências e tecnologias organizacionais


O QUE É TECNOLOGIA


TECNOLOGIA E EFICÁCIA ORGANIZACIONAL


COMPLEXIDADE TÉCNICA: A TEORIA DE JOAN WOODWARD


Tecnologia de produção de pequenos lotes ou unitária


Tecnologia de produção por grandes lotes e em massa


Tecnologia de produção por processo contínuo


Complexidade técnica e estrutura organizacional


O imperativo tecnológico


TAREFAS ROTINEIRAS E COMPLEXAS: A TEORIA DE CHARLES PERROW


Variabilidade e analisabilidade de tarefa


Quatro tipos de tecnologia


Tecnologia rotineira e estrutura organizacional


Tecnologia não rotineira e estrutura organizacional


INTERDEPENDÊNCIA DE TAREFAS: A TEORIA DE JAMES D. THOMPSON


Tecnologia mediadora e interdependência compartilhada


Tecnologia de elos em sequência e interdependência sequencial


Tecnologia intensiva e interdependência recíproca


ANALISANDO TECNOLOGIA


DA TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO EM MASSA À TECNOLOGIA DE MANUFATURA AVANÇADA


TECNOLOGIA DE MANUFATURA AVANÇADA: INOVAÇÕES NA TECNOLOGIA DE MATERIAIS


Design auxiliado por computador (CAD)


Administração de materiais auxiliado por computador (CAMM)


Just-in-time


Tecnologia de fabricação flexível e fabricação integrada por computador
Parte 3

Mudança organizacional
Capítulo 10

Tipos e formas de mudança organizacional


O QUE É MUDANÇA ORGANIZACIONAL?


Alvos da mudança


Recursos humanos


Recursos funcionais


Capacidades tecnológicas


Capacidades organizacionais


FORÇAS A FAVOR E RESISTÊNCIAS À MUDANÇA ORGANIZACIONAL


Forças a favor da mudança


Resistências à mudança


Resistência à mudança em nível organizacional


Resistência à mudança em grupo


Resistência à mudança em nível individual


Teoria do campo de força de mudança de Lewin


FORÇAS A FAVOR E RESISTÊNCIAS À MUDANÇA


MUDANÇA EVOLUCIONÁRIA E REVOLUCIONÁRIA NAS ORGANIZAÇÕES


GERENCIANDO A MUDANÇA: PESQUISA-AÇÃO


Diagnosticando a organização


Determinando o estado futuro desejado


Implementando a ação


Avaliando a ação


Institucionalizando a pesquisa-ação


DESENHANDO UM PLANO PARA MUDANÇA


DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL


Técnicas de desenvolvimento organizacional para lidar com a resistência à mudança


Técnicas de desenvolvimento organizacional para promover a mudança
Capítulo 11

Transformações organizacionais: nascimento, crescimento, declínio e morte


O CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL


NASCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES


Desenvolvendo um plano para uma nova empresa


UM MODELO ECOLÓGICO POPULACIONAL PARA O NASCIMENTO ORGANIZACIONAL


Número de nascimentos


Estratégias de sobrevivência


O processo de seleção natural


A TEORIA INSTITUCIONAL DE CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL


Isomorfismo organizacional


Desvantagens do isomorfismo


O MODELO DE CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL DE GREINER


Fase 1: Crescimento através da criatividade


Fase 2: Crescimento através da direção


Fase 3: Crescimento através da delegação


Fase 4: Crescimento através de coordenação


Fase 5: Crescimento através de colaboração


NASCIMENTO E CRESCIMENTO ORGANIZACIONAIS


DECLÍNIO E MORTE ORGANIZACIONAIS


Eficácia e lucratividade


Inércia organizacional


Mudanças no ambiente


O modelo de declínio organizacional de Weitzel e Jonsson


DECLÍNIO ORGANIZACIONAL
Capítulo 12

Tomada de decisão, aprendizagem, gestão do conhecimento e tecnologia da informação


TOMADA DE DECISÃO ORGANIZACIONAL


MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO ORGANIZACIONAL


O modelo racional


O modelo incrementalista


O modelo não estruturado


O modelo de Garbage Can (lata de lixo)


A NATUREZA DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL


Tipos de aprendizagem organizacional


Níveis de aprendizagem organizacional


GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Gestão do conhecimento: codificação e personalização


FATORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM


ORGANIZACIONAL


Aprendizagem organizacional e estruturas cognitivas


Tipos de vieses cognitivos


Dissonância cognitiva


Ilusão de controle


Frequência e representatividade


Projeção e autodefesa


Escalada de comprometimento


APERFEIÇOANDO A TOMADA DE DECISÃO E A APRENDIZAGEM


Estratégias para a aprendizagem organizacional


Usando a teoria de jogos


Natureza da equipe da alta administração


Advogado do diabo e investigação dialética


Estrutura organizacional colateral


TOMADA DE DECISÃO E APRENDIZAGEM
Capítulo 13

Inovação,empreendedorismo e criatividade


INOVAÇÃO E MUDANÇA TECNOLÓGICA


Dois tipos de inovação


Protegendo a inovação através da propriedade intelectual


INOVAÇÃO, INTRAEMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE


Empreendedorismo como 'destruição criativa'


Inovação e ciclo de vida do produto


GERENCIANDO O PROCESSO DE INOVAÇÃO


Administração de projeto


Funil dos estágios de desenvolvimento da inovação


Usando equipes interfuncionais e uma estrutura por equipe de produto


Liderança de equipe


Equipes especiais e divisões de novos negócios


Joint ventures


Criando uma cultura de inovação


Estrutura organizacional


INOVAÇÃO


INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


INOVAÇÃO E SINERGIAS DE INFORMAÇÃO


A TI e a estrutura e a cultura organizacionais
Capítulo 14

Administração de conflito, poder e política


O QUE É CONFLITO ORGANIZACIONAL?


MODELO DE CONFLITO ORGANIZACIONAL DE PONDY


Estágio 1: Conflito latente


Estágio 2: Conflito percebido


Estágio 3: Conflito sentido


Estágio 4: Conflito manifesto


Estágio 5: Consequências do conflito


ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO: ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO


Atuando no nível de estrutura


Atuando no nível das atitudes e dos indivíduos


CONFLITO


O QUE É PODER ORGANIZACIONAL?


FONTES DE PODER ORGANIZACIONAL


Autoridade


Controle sobre recursos


Controle sobre informação


Não substitutabilidade


Centralidade


Controle sobre incerteza


Poder reservado: controlando as premissas de tomada de decisão


USANDO PODER: POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS


Táticas para usar política


Os custos e benefícios da política organizacional


PODER E POLÍTICA


ESTUDOS DE CASO
GLOSSÁRIO
ÍNDICE REMISSIVO

Prefácio


Na sexta edição de Teoria das organizações foi mantido o objetivo de fornecer aos estudantes um relato contemporâneo e atualizado de como os efeitos de um ambiente mutável afetam a maneira na qual gerentes projetam e mudam a estrutura organizacional para melhorar sua eficácia. Revisando o livro, mantivemos o foco para fazermos um texto relevante e interessante para estudantes, de modo a cativá-los e encorajá-los a se esforçarem para assimilar o conteúdo deste livro - usado todos os dias por gerentes e consultores que trabalham para melhorar o desempenho organizacional. Continuamos a espelhar as mudanças que acontecem no modo como as organizações lidam com seus ambientes, como o aumento no uso de terceirização e o uso de tecnologia de informação, incorporando no livro recentes desenvolvimentos da teoria organizacional e pesquisa. Também trabalhamos para fornecer exemplos atuais de como gerentes de grandes e pequenas empresas responderam a essas mudanças.
O número e a complexidade dos desafios organizacionais e estratégicos confrontando gerentes em meio ao ambiente global em contínua mudança continuaram crescendo durante os anos 2000. Na maioria das empresas, gerentes de todos os níveis estão tentando se manter atualizados à medida que trabalham para superar os desafios, implementando novas formas de estrutura organizacional e mudando as estruturas existentes, usando as técnicas e práticas descritas neste livro. Atualmente, diferenças relativamente pequenas no desempenho entre as empresas, por exemplo, na velocidade em que elas podem trazer novos produtos para o mercado ou na maneira como escolhem motivar seus funcionários a encontrar modos de melhorar a eficácia, podem dar a uma organização uma significativa vantagem competitiva sobre outras empresas. Gerentes e empresas que usam teoria organizacional estabelecida e desenham princípios para mudar seu modo de operação podem aumentar sua eficácia ao longo do tempo.
Em todas as funções e níveis, gerentes e funcionários devem procurar continuamente maneiras de mudar o desenho organizacional para trabalhar de forma mais inteligente e melhorar o desempenho. Usar nova tecnologia de informação para aprimorar todos os aspectos operacionais de uma organização e, também, aumentar a eficácia e a responsividade aos clientes é uma parte vital desse processo, o livro explora esse tema. Além disso, foca nas mudanças e no redesenho das organizações para inovar e melhorar a qualidade de bens e serviços e no modo como eles são produzidos para permitir que uma organização possa competir de maneira eficaz. Novamente, encorajados pelo crescente número de professores e estudantes que estão usando Teoria das organizações, baseados nas reações e sugestões de leitores e críticos, revisamos e atualizamos o material. Como de costume, a meta é simplificar o conteúdo do livro e evitar que estudantes tenham de assimilar material excessivo em muitos e longos capítulos. Segundo, é relevante destacar que o conteúdo atual e a disposição dos capítulos foram bem recebidos por seus leitores. A organização do livro oferece aos professores maneiras muito práticas de ajudar estudantes a apreciar o poder que as pessoas têm sobre organizações a fim de melhorar sua eficácia. Como um estudante da cidade de Nova York comentou em um e-mail, "o livro me deu um novo vocabulário para entender a organização para a qual eu trabalho" e fornece as ferramentas conceituais necessárias para analisá-la e mudá-la.
Este livro se destaca ao trazer uma discussão sobre renovação e mudança organizacional para o centro da teoria organizacional e desenho. Os conceitos sobre teoria organizacional que o livro descreve são os mesmos que empresas de consultoria de administração, diretores de operações e o crescente número de gerentes responsáveis por mudança e desenho organizacional usam ao desempenhar seus papéis e funções. CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO
De modo geral, foi mantida a organização dos capítulos nesta edição. O Capítulo 2, "Stakeholders, gerentes e ética", provou ser popular, destacando como gerentes que procuram servir aos interesses de stakeholders múltiplos confrontam questões éticas. Além disso, o exercício "A dimensão ética" adicionado à seção "Teoria Organizacional em Ação", no fim de cada capítulo, provou ser interessante. Hoje, à medida que escândalos empresariais continuam proliferando, é importante pedir aos estudantes que reflitam sobre esse assunto e debatam as questões éticas envolvidas no desenho organizacional e sua mudança.
Muitos livros não têm um fluxo integrado e rígido de tópicos de capítulo a capítulo. Neste livro, começando pelo Capítulo 1, estudantes verão como os tópicos do livro são relacionados entre si. Essa integração foi alcançada por meio da organização do material, de modo que cada capítulo complemente os capítulos anteriores de forma lógica. Também realizamos a integração, focando em uma empresa, a Amazon.com, e em vários capítulos do livro usamos exemplos dessa empresa para ilustrar o desenho organizacional e as questões de mudança.
COBERTURA DE IMPORTÂNCIA ESPECIAL
• Cobertura detalhada da abordagem de stakeholders para organizações e suas implicações para a eficácia organizacional.
• Explicações dos mais recentes desenvolvimentos em estrutura organizacional, como a estrutura por equipe de produtos, terceirização e organizações em rede.
• Olhar profundo na cultura organizacional que leva em consideração as origens da cultura e sua relação com a eficácia organizacional.
• Discussão da literatura recente em mecanismos de ligação interorganizacionais e uma descrição do papel da teoria de dependência de recursos e teoria de custos de transação ao explicar por que organizações escolhem diferentes tipos de mecanismos de ligação.
• Relato integrado da relação estratégia-estrutura e cobertura da estratégia internacional e desenho organizacional global.
• Análise de desenvolvimentos em tecnologia de informação que é integrada aos conceitos tradicionais usados em teoria organizacional.
• Discussão detalhada de teoria de custo de transação.
ENFOQUE EM GERENTES
As implicações gerenciais da mudança e do desenho organizacional são claramente articuladas para as necessidades dos estudantes. Cada capítulo possui um ou mais resumos gerenciais, em que as implicações práticas dos conceitos e das teorias organizacionais são claramente delineadas. Além disso, cada capítulo traz vários quadros "Insight Organizacional", em que as experiências de uma empresa real estão amarradas ao texto do capítulo para destacar as implicações do material. Por último, há um caso de fechamento que permite uma análise prática pelos estudantes.
CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM
Cada capítulo termina com uma seção intitulada "Teoria Organizacional em Ação", que inclui os seguintes exercícios de aprendizagem práticos:
• "Praticando Teoria Organizacional": exercício experimental planejado para dar aos estudantes experiência prática e que dura cerca de 20 minutos. Os exercícios foram testados e funcionam muito bem. (Mais detalhes sobre como usá-los podem ser encontrados no manual do professor.)
• "A Dimensão Ética": os estudantes individualmente ou em grupos podem debater os dilemas éticos que confrontam gerentes durante o processo de mudança e desenho organizacional.
• "Fazendo a Conexão": os estudantes coletam exemplos de empresas para ilustrar desenho organizacional e questões de mudança.
• "Caso para Análise" com questões: fornece uma oportunidade para uma breve discussão de um tema relacionado ao capítulo.
• "Analisando a Organização": os estudantes selecionam uma organização para estudar, fazem uma análise de teoria organizacional e um estudo de caso escrito de sua organização. Detalhes completos tratando o uso deste e outros conteúdos estão no manual do instrutor. Além desses exercícios práticos de aprendizagem, mantivemos ou aperfeiçoamos os demais conteúdos desenvolvidos anteriormente:
• Casos: no final do livro estão incluídos numerosos casos para serem usados em conjunto com os capítulos do livro, a fim de enriquecer o entendimento dos alunos sobre os conceitos de teoria organizacional. A maioria dos casos é clássica, ou seja, as questões que eles levantam sempre e que são pertinentes e fornecem uma boa experiência de aprendizagem para os estudantes. Para preservar o valor de aprendizagem desses casos, eles não devem ser usados para os alunos redigirem; seu valor está na discussão em sala. Temos anotações detalhadas para esses casos que mostram como o autor usa esse material em seu curso de teoria organizacional. Todo esse conteúdo está disponível no manual do professor.
• Quadros "Insight Organizacional": relacionam-se diretamente ao objetivo do capítulo.
• Seções "Implicações Gerenciais": fornecem aos estudantes lições de teoria organizacional.
• Resumos detalhados de final de capítulo: facilitam a síntese para a aprendizagem.


Exercícios adicionais



Capítulo




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3
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